quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

                           Domingo 1, de Dezembro de 2013
Como eu tinha sido alfabetizada na escola particular e rígida, estava apta pra encarar uma escola do governo já que as condições financeiras de meus pais não eram boas e que meu primo não podia mais me levar  para escola e levar para casa,fui matriculada em uma escola mais perto e do governo.
Grupo Escolar José  Jucár
( Fotos da escola em Quixadá )



Eu no grupo escolar Jose Jucar

Eu no grupo escolar Jose Jucar
Minha Irmã Glaucia no grupo escolar Jose Jucar




Meus avós materno estavam indo morar na capital Fortaleza ,pois meu avô era mestre de obra  e em Fortaleza estão construindo um ovo bairro  e meu avô ia pegar obra ( contratar operários e fiscalizar a obra ).Então meu avô, minha avó e duas tias minhas solteiras. foram morar  em Fortaleza .
Meus avos 

Menos de um ano  que meus avós estavam lá , chamou meu pai para que ele fosse também,meu pai não tinha nada a perder , lá fomos nós de malas e trouxas rumo a capital,Fortaleza.
Fomos morar em um bairro chamado Montese  em uma rua chamada  Buraco da Gia  não sei o significado deste nome se era porque tinha muito buraco pois não era asfaltada, ou se era mesmo onde tinha muita gia sapos e cururus , Cujo bairro ficava alguns minutos do centro da cidade.
Nossa casa era colada com a casa do meu avô ele ainda abriu uma porta na cozinha da nossa casa para a cozinha da casa dele , para quando quiséssemos ir para a casa dele não precisávamos nem sair de casa , foi quando comecei a ter amiguinhos , na casa a esquerda tinha um senhora . que os adultos a chamavam de dona Ceiça,que mais tarde ela se tornou comadre da minha vovó dona Ceiça tinha  quatro filhos um menino e quatro meninas  na casa da frente tinha uma família bastante grande  que não me lembro bem o nome das pessoas só se que tinha uma menina que se chamava Luiza de Marilaque, era uma rua com poucos moradores a direita era um terreno vazio porem cercado, mais abaixo tinha uma família  que eram só adultos mas não lembro os nomes , só lembro que la tinha uma coisa muito legal onde se via  filmes, desenhos e muita coisa legal era a televisão e toda tarde os donos da casa ligava e abria as portas para os que não tinha  e os vizinhos iam todos assistir , isso foi em 1969.
 Meu pai arrumou emprego numa multinacional de departamentos.
 Romcy Loja de Departamentos ele era um  marceneiro nota dez um excelente profissional trabalhava com gosto e fazia tudo com muito amor e dedicação.
Eu e minhas três irmãs estudávamos pela manhã, a tardinha tomávamos banho e íamos assistir a famosa televisão os filmes era: Besouro  Verde , Tarzan,as seis se não me falha a memória era Simplesmente Maria  ou era  Nino o Italianinho,
Toda tarde a dona da casa ligava a televisão e abria s portas pra geléra poder assistir. Tomávamos banho cedo e íamos pra nossa diversão.
Todo dia quando meu pai chegava em casa e não via a gente perguntava onde estão as crianças?  minha  mãe respondia esta na vizinha , mas meu pai não ficava  muito satisfeito com essa estoria , filho dele era pra ficar em casa .  Um certo dia foi num sábado lembro como se fosse hoje , tomamos banho cedo e fomos assistir televisão.
 Lá para as seis hora da tarde  meu pai chegava em casa  já bem alegre  tinha tomado umas  com os "amigos"  e como de costume não encontrava a gente em casa ele mandava minha mãe ir chamar a gente  ela ia, chegando ela dizia teu pai chegou e esta chamando vocês  e ia embora .
 Terminava o programa  e nada da gente ir pra casa,  meu pai  já nervoso chamou minha tia e pediu pra que ela fosse nos buscar , ela chegou lá me chamou e disse chama tuas irmãs e vai pra casa teu pai esta nervoso , eu chamei mas elas  continuavam sentadas , eu fui sozinha chegando em casa meu pai gritou onde estão suas irmãs eu falei estão vindo  eu disse pai deixa eu voltar quando terminar a novela a gente vem , ele gritou vai chamar tuas irmãs  eu sai correndo dei o recado e acabei ficando também pois estava passando a novela e cada um que ia chamar  acabava ficando , quando terminou a novela  todos iao para suas casas . Pense numa criatura nervosa era meu pai .
Gritando!!!!! eu mandei você ir  chamar o resto e a senhora fica lá né ? eu murchei  e nao tinha nem coragem de olhar na cara do meu pai  enquanto ele gritava comigo o resto da negada ia se deitando nas suas redes.........e ai sobrou pra quem? hem? hum?  Meu pai disse que eu era a mais velha por isso tinha que dar bom exemplo , tirou o sinto , sinto muito  mas sobrou para mim .
Ho!!!!!.... mas antes ele explicou, você vai levar uma surra para você nunca mais fazer isso,  quando eu disser é para vir embora  "vou cuspir no chão e antes que ele seque é para estar aqui" .
E tome lapada de sinto nos couros eu apanhei tanto que uma perna minha ficou roxinha roxinha , minha vó botou compressa de àgua de sal, e a vergonha de ir na segunda para escola de perna roxa  porque eu so tinha saia de preguinha .
Todo domingo meu avô vinha pra casa , ele passava a semana na obra  por causa do material da construção, mas assim que ele pôs os pés em casa eu corri  pra ele mostrando a perna roxa e chorando, ele ficou com tanta dó que disse  amanha mesmo vou comprar uma  para nós,  vocês nunca mais vão precisar ir para casa de ninguém assim foi feito no dia seguinte  nossa casa tinha televisão então fazíamos como as outras pessoas que tinha a televisão . 
Abríamos as portas para que crianças  viessem assistir ,a sala ficava lotada de crianças sentadas no chão  na hora da programação se ligava e só desligava quando terminava a novelas.
1970 a Copa do Mundo que maravilha a casa ficou lotada  para assistir o jogo  coisa boa!!!!!!!!
Fiz minha primeira comunhão  quando morava no Montese..........





A minha 1º comunhão




fotos também tiradas no Montese  Glaucia Eu Glaucirety Mônica e o  Glauco  com 1 aninho de idade.
fotos do Glauco novinho  Montese

Meu irmão mais novo Glauco




Meu avô  gerenciava as obras da nova cidade que se erguia .
Mondubim  Prefeito José Walter, ele teve direito a uma casa .
A casa tinha três quartos ,sala, cozinha e um banheiro  o terreno era grande , que aos poucos meu avô ia construindo uma casinha para  a gente ;
Enquanto não se construía no terreno uma casa para nós , íamos morando todos juntos e misturados era uma festa na hora de dormir eram redes por toda casa.

Fotos tiradas no José Walter Fortaleza -CE

Meu pai tinha irmãos morando aqui em Brasília , que viviam chamando ele para vir morar aqui mas ele nunca se interessou porque a cidade  ainda estava em construção , mas a tia Maria  não teve medo veio morar em Brasília  eles continuaram a chamar meu pai  que para a nossa alegria  aceitou e veio sozinho deixando-nos na casa de meu avô.
Ele veio sozinho  arrumou emprego . 
Ele  e o pai dele alugaram  uma casa no Guará I,uma casa grande três quartos, sala, cozinha, banheiro.
A dona da casa morava nos fundos  eles eram gente muito boa.
Meu pai pagou a passagem da tia Maria para que ela fosse buscar a gente .
Ela foi e nós viemos foi uma aventura passamos três dias e três noites dentro de um ônibus cada parada era uma aventura . 
A noite dentro do ônibus era uma alegria só o pessoal cantava  para distrair o motorista.
Enfim chegamos  .
 Agosto de 1973
Um frio de lascar , era tão frio que de manhã a água demorava sair das torneiras.
 Levantar  de manhã cedo para ir para escola era um sofrimento  se batia os queixos de tão gelado que era o clima. 
Aqui só tinha  três  estações durante o ano que eram:  inverno  outono e primavera  , verão só em sonhos.

Primeiro ano na escola foi insuportável, quando a professora fazia a chamada tinha que dizer o nome todo de onde tinha vindo esse era o problema  a descriminação que hoje é o bulling  quando dizia Cearênce a gargalhada era feia, ai começavam as gracinhas : 
Cabeça de nós todos ( porque tinha a cabeça grande), 
Castelo Branco (porque era baixo,cabeça grande e feio),
Piolhenta  ( diziam que os cearences  tinham um criadouro  de piolhos),
Eram   coisas que só resistiam os fortes..

 Toda nos estudamos na mesma escola
Glaucirety na escola classe 1 do Guara
Monica na escola Classe 1 do Guara


















Nenhum comentário:

Postar um comentário